Papéis de Parede

Placas Decorativas

COMO INSTALAR O PAPEL

Você vai precisar de:
Trena
Fio de prumo
Balde para a cola
Rolo de tinta ou broxa
Estilete
Escada
Lápis
Espátula lisa de silicone
Espátula lisa de ferro
Pano limpo

Antes da aplicação do papel deve-se retirar da parede todos os pregos e parafusos, além dos espelhos de interruptores e tomadas, para um melhor acabamento. Caso haja imperfeições na parede, o ideal é que sejam lixadas ou niveladas com massa corrida.

Proteja a superfície onde será aplicada a cola nas faixas de papel com uma lona, papel Kraft ou papelão. Não utilize jornal porque ele pode manchar o papel de parede.

COMO PREPARAR A COLA

Para aplicação do papel de parede, diluir a cola em pó em um recipiente com água na proporção de 1 saquinho de pó (20 gramas) para 1 litro de água fria para cada rolo.

A cola deve ser preparada 30 minutos antes de ser aplicada.

Esta cola é totalmente neutra, podendo ser diluída em um recipiente doméstico.

Num balde de plástico junte a água e o pó, misturando sempre até ficar totalmente transparente.  A cola é bem fluida sendo que está no ponto ideal para uso quando estiver em ponto de mel.

PASSO A PASSO INSTALAÇÃO:

  1. Meça a parede

Para definir o comprimento das faixas de papel, tire a medida da altura da parede acrescendo 10 cm (sobra de 5cm encima e embaixo). Isso será importante para o acabamento.

  1. Corte e organize

Pegue uma tira do papel de parede e corte-a de acordo com as medidas, sem esquecer dos 10 cm adicionais. Corte cada faixa seguinte igualando o desenho com a faixa anterior. É normal que isso cause perda de papel.

  1. Oriente o espaço

Determine o lugar onde começar a instalação. Marque uma linha de prumo na parede para a orientação vertical. Desenhe um pequeno tracejado com o acréscimo de 1 cm da largura da faixa que você irá aplicar.

  1. Aplique a cola

Coloque a primeira faixa no chão ou em uma mesa protegida (ver A2), com a estampa para baixo. Passe uma demão da cola. Dobre a faixa no meio pelo lado em que a cola está.

  1. Aplique o papel

Com o papel dobrado, vá até a parede. Começando pela parte superior, desdobre e cole o papel, desenrolando-o até a parte inferior. Deixe sobrar aproximadamente 5 cm de faixa nas extremidades.

  1. Alise

Alise o papel de parede com as mãos para remover bolhas maiores. Aproveite para retirar o excesso de cola com uma espátula de silicone – sempre do centro para as bordas.

  1. Siga a sequência

Aplique as demais faixas sem sobrepô-las (para não mostrar emendas), sempre verificando se o desenho das juntas coincide. Caso o desenho não tenha se igualado, retire com cuidado e cole novamente.

  1. Finalize

Com a espátula, pressione os vincos e cantos no rodapé e teto. Em seguida, corte as sobras com o estilete.

Para uma colagem invisível, dê uma demão de cola sobre as juntas com o rolete. Não aplique a cola por cima de papéis brancos, isso pode escurecê-los.

Feita a instalação, a cola leva de 3 a 6 dias para secar totalmente. Durante esse prazo ainda podem aparecer bolhas de cola e manchas de umidade no papel. Passado esse período a cola deve ser completamente absorvida e todas as marcar devem ter desaparecido.

Obs: não nos responsabilizamos pela qualidade da aplicação do papel, esse guia é apenas informativo.